terça-feira, 4 de março de 2008

O PRIMEIRO 8A EM TERRAS TUGAS



Onde foi? Onde? Em Trás-osMontes, alguem tinha duvidas??? AH!!! Eu até tinha (ou tenho)????


Isso não interessa a história começa á muito tempo, quando ainda era raro ver por aqui revistas de escalada, e muito menos Espanholas, a malta lá ia tendo acesso a umas Alpirando (quem se lembra) que algum bacano trazia lá de fora nalguma saída para trepar um pouco.


Mas por algum acaso do destino veio-me ter ás mãos um exemplar número 36 da então nova revista Desnivel, na capa uma alucinante foto do Beat Kammerlander a dar duro nas medonhas vias das belas placas do Verdon, lá dentro, a preto e branco (é claro) um apaixonante artigo que dava pelo nome de Patagonia Tropical outro sobre o Ben Nevis, entre outros. As noticias de então relatavam o 7b+ encadeado pela Montse Pascual.




Para quem ainda não chegou lá, a revista data de Abril 1988, miquem só a publicidade das novidades da época, não sei se são melhores os pés de gato se as botas plásticas (as minhas primeiras foram aquelas do fim da página, modelo AFS101).




Bem mas não estamos aqui para falar de moda, na página nº 75 onde tinha como cabeçalho "Noticias" vinha a seguinte legenda na única foto que por ali parava - Robert Cortijo en "Le loup des steppes" (8a) en el parque natural de Montesinho en Portugal -


Quéééééééééé´estaaaa merda????????? foda-se quéé esta merda (repetitivo eu sei, mas na altura até fui mais), a noticia abalou a comunidade escaladora da região (eu mais dois ou três) como a malta via-se á rasquinha para se arrastar num 6b e como viemos a saber esta ser a única via na zona, a coisa morreu.




Mais tarde vim a saber pelo único repetedidor da via (julgo eu), o Francisco Ataide, que além da única via na região o dito 8a era um nojo de uma via cheia de talhados lesivos e que o musgos, liquens e outra flora local cobriam a via com alguma rapidez.

Mas não interessa (é que não interessa mesmo a ninguém) mas o primeiro 8a tuga é em trás-os-montes, e segundo informações dos pastores de Varziguento, o tio avô do pastor Adelino foi menino para encadear 7a nos seus aureos tempos de juventude, lá pelas bandas das Fisgas.

Só falta saber se é mesmo 8a.

12 comentários:

Spiri disse...

Mais concretamente onde fica esse mitico 8a?

Animado e Spagurja disse...

Antes da aldeia de Montesinho, perto de um estradão de terra.

Spiri disse...

O estradão que vai para a Barragem/Lama Grande? Ou o estradão que vai para a torre de vigia?

Obrigado!

Anónimo disse...

Olá Marreta.

Não sei se deves ficar contente por teres perto de casa o PRIMEIRO 8a em Portugal, ou se deves ficar triste por teres perto de casa a primeira bosta de via a ser talhada em Portugal!
Anda, vai mas é terminar de equipar aquela super via naquele super lugar e caga lá no 8a!

Um beijinho.

Paulo Roxo

P.S. A história é fixe!

Animado e Spagurja disse...

Cagar nos talhados do 8a já cagamos a muito, em relação á via estamos a dar o melhor, já estão 6 lances e faltam mais 2 ou 3, mas não é facil equipar lá e como a malta só equipa ao fim-de-semana o tempo não têm ajudado.
Mas calma que ela sai.

Anónimo disse...

E parece que essa via também foi escalada por um tuga nessa altura - Fernado Pereira ou Ferreira!?
Já o ouvi a falar dessa via pessoalmente e ele até atirou o grau para mais de 8a!!!
É verdade!
Nelson Cunha

Animado e Spagurja disse...

Esse tal Fernando é que é da zona, ou melhor os pais. E os bacanos estavam de visita á familia. E pelo que sei o objectivo deles era dar uma volta por Espanha.

Anónimo disse...

O Francisco passou por lá mas não encadeou a via.

Anónimo disse...

Há algum tempo atrás (se não estou a fazer confusão) outro escalador que penso ter origens portuguesas, mas que está a residir em França veio até cá dar uma palestra e dizia na publicidade que tinha escalado uma via chamada "Lobo das Estepes" 8c?? também em montesinho. Isto na altura deixou me intrigado dado que tenho casa dentro dos limites do parque. Alguém sabe mais sobre esta?? Abraço

Filipe Cristóvão

Anónimo disse...

Jony, Jony!

Não posso estar mais de acordo com o Sr. Róchó: Vai trabalhar!!!
Atenção às chapas, andem aí os fiscais...

Aquele abraço
Cardinal

Animado e Spagurja disse...

E tu marreta, quando acabas as lides de Saramago e apareces para beber umas minis com a malta e pelo meio espetar mais uns bolts?
Aquele abração!!!

Isabel disse...

Muito bom este post!!! :) Que relíquia. Podias fazer uma série no teu blog intitulada "Histórias do bau!" (não te estou a chamar velho...atenção). Nesta série só entram histórias que ninguém sabe se são mesmo verdade, provavelmente não passam de um mito e que nunca ninguém poderá confirmar a veracidade dos factos!

P.S. (Sublinhando o Róchó e o Kárdi) Acabem lá essa via nas fisgas para eu ter trabalho na minha próxima incursão ao norte.