sexta-feira, 6 de julho de 2012

Primeiras vias de escalada da Catedral do Medo

Como sempre os Stpesapeida não param de surpreender, em mais um momento de serviço publico trazemos aqui as primeiras vias de escalada da Catedral do Medo. Noticia de destaque da Revista Expedição............... pois é meus amigos.......... muito antes da Revista Montanha....... muito antes. Foi no nº. 26 referente a Abril a Junho de 1986. É verdade.... não foi erro 1986, já tínhamos uma revista de Montanha e com bastante qualidade dava pelo nome de Expedição. Pois a referida noticia fala de umas magnificas paredes lá para o norte. Estupidamente apelidadas de descompostas?????????? bem a verdade é que a zona que eles escolheram é a pior :-) lembro-me na altura de ter repetido as vias e o que mais reti na memória foi a coragem daquela malta de abrir vias como deve ser!!!!! de baixo e a forçar!!!! o que na Catedral é de Homem!!!! Recordo-me ainda do medo que passei (claro do selo na bela da cueca!!!)!!! Mas abriram o caminho para sonharmos!!!!! e como nós sonhávamos (e ainda sonhamos)!!!! Gosto particularmente como acaba o relato "Aí há ainda paredes virgens que esperam por ti." e continuam a haver, acrescentava eu!!!!!! Já agora mais tarde descobri que os bacanos fizeram as vias em top:-) e nós fomos os primeiros a escalar de primeiro, logicamente que por engano, pois de outra forma nunca nos atreviriamos.
CATEDRAL FOR EVER!!!
SEMPRE COM MEDO!!!!!

2 comentários:

Anónimo disse...

Ando atrás das cópias dos exemplares da "Expedição" há anos!!! Creio que existem uma ou duas encadernações que bem mereciam rever a luz do dia. A bem da historia da escalada e montanha em Portugal, que vai muito para além do grau.

Abração e que venham mais escaladas de meeeedo!

Paulo Roxo

Anónimo disse...

Só tenho alguns exemplares!!! Mas julgo que sem duvida são indispensáveis na história da montanha em Portugal. E olha que temos algumas surpresas quando as lemos, aquela malta para o seu tempo já estava muito à frente!!!!
Abraço
João