quinta-feira, 29 de outubro de 2009

1992 1º 6c das Fisgas de Ermelo

A malta já não se lembra, se calhar ainda não escalava ou sequer andava muito bem mas 1992 foi um bom ano para os Stpesapeida (o que escalava, que o outro usava fraldas). A nível mundial foi um ano marcado por aqueles que nos deixaram, todas grandes figuras do mundo vertical
Alfonso Martinez com 84 anos 150 vezes subiu ao Naranjo de Bulnes algumas por novas vias


Wanda Rutkiewicz desaparecida no Kangchenjunga, a melhor Himalaista de todos os tempos (quer se goste ou não) batia-se de igual para igual comos homens do seu tempo

Pierre Beghin morto no Annapurna com o então novato C. Lafaille

Wolfgang Güllich, um visionário do treino e das vias duras primeiro 8b+,8c,8c+ e 9a do Mundo


E foi neste mesmo ano que Yabo para os amigos ou John Yablonski, um dos escaladores que mais admiro e esta sem duvida a fotografia de escalada que mais me marcou e influenciou, que foi publicada pela primeira vez na Biblia (pelo menos da minha), o livro de George Meyers (mas isto é outra historia que um dia dará para uma belo post) dizia eu que foi neste ano que Yabo acabou com a vida com um tiro na cabeça. Depois do seu estilo de escalada o seu lema até ao fim "Viver intenso morrer cedo"

Óra foi neste mesmo ano que nas Fisga de Ermelo viu luz o primeiro 6c, mais concretamente, e segundo os meus apontamentos, em Outubro fiz o primeiro encadeamento da respectiva via, que dáva e ainda dá pelo nome de "Sede de viver", com um ponto fixo (posto a burilador e demorou toda uma tarde de trabalho).
E AQUI ESTÁ ELE (praticamente recuperado dos arquivos da P.I.D.E) em formato digital, depois de ter passado pelo Beta e VHS agora online, a qualidade não é a melhor, mas dá para curtir, aproveitem e visualizem o filme todo pois dá para ver duas "novas" aberturas de vias que nunca mais ninguém repetiu na zona onde os Galegos abriram a "Primeira" muito depois, apesar de alguns os considerarem os dinamizadores/descobridores das Fisgas como zona de escalada


segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Fim-de-semana eleitoral

Como não podia deixar de ser, lá foram os Stpesapeida cumprir o seu dever cívico, e deslocaram-se á Assembleia de Voto mais perto (ou não). E lá fomos em peregrinação!!!!!!

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Artigo de Opinião

Óra agora como está de moda os artigos de opinião, os Stpesapeida não poderiam ficar para trás e aqui deixam o seu. Como toda a gente sabe os Stpesapeida sempre tiveram ideias parvas, na realidade bastante parvas, e as que defendem não poderiam ser de outra forma, defendemos cenas tipo, não ao oxigénio, viva o estilo alpino as expedições ultra ligeiras, viva os entalecos e outras mais ideias mais ou mais parvas. Então aqui fica a nossa opinião sobre:

A utilidade dos refugios (alguns, os que servem a turistada) de montanha

A verdadeira utilidade dos teleféricos de montanha (apesar que para o que gostamos de andar a pé)

Viva a diferença

FIM-DE-SEMANA DE CHUVA

Óra aproveitando este fim-de-semana de chuva a malta foi toda em comandita mamar francesinhas para Guimarães, e porquê Guimarães??? Foi uma ideia parva da malta (como quase todas). De qualquer forma tivemos sorte e ainda escalamos na Penha, ou melhor, fomos escalando o que o musgo nos deixou (aquilo tá mesmo para o abandonado). No fim buga para o tasco mamar minis e francesinhas.
Ninja das Caldas a tentar não sair da zona saudável (não musgosa)

Spagurja no Desfiladeiro 6c

Animado na mesma


Spagurja numa bela chaminé e eu a rezar a todos os santos e mais alguns (que puta de via que o marmanjola se meteu)

Távam lá uns paneleirotes a fazer um puta dum cagaçal e no despiste

Já tá as francesinhas já cá estão

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

2 VIAS NOVAS NO COUTO

Mais duas novas vias no Couto, na realidade foi uma nova via equipada e equipada a via que a malta fazia de acesso ao cimo das vias. Aqui ficam umas fotos da malta, a qualidade das fotos é pouca mas é difícil fazer melhor no local sem a malta se pendurar.