terça-feira, 30 de outubro de 2007

O melhor e o pior

Como isto não é só vias novas, vamos abrir aqui uma nova rubrica (ao estilo rubrica culinária), de vez em quando vamos fazer referencia ás melhores e também às piores vias de Trás os montes.



Queríamos abrir com as piores e mais ranhosas vias, muito ao melhor estilo dos Stpesapeida, mas como não tenho fotos das piores, vamos armar-nos em tótós e entrar com as melhores, as vias que não podes perderes quando aqui parares (é mesmo verdade).


Via Garrafas




Dificuldade - 6c


Equipamento - Parabolts, arejados q.b. atenção 1º chapas para o alto


Abertura - Eric Rigolot, lá para a década de 80


Localização - Escarpas do Corgo


Valorização - 7 estrelas em 5 possíveis




Via de movimentos variados foi e será sempre uma via teste para os iniciados transmontanos a escaladores frouxos de elite e de cu pesado (ao melhor estilo Stpesapeida). Localizada numa pequena zona de escalada, mas com várias vias de alta qualidade, dentro da cidade de Vila Real perto da zona histórica.


segunda-feira, 22 de outubro de 2007

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Fomos Trocados

Esta é dedicada a um brother da Irmandade da Topalhada que trocou a pouco aconselhável, irritante e incomoda companhia dos Stpesapeida por uma cama quetinha, e com melhor companhia (um beijo para ela). Ora toma e vê o que perdeste (nada de especial).



segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Mais Croquis

Desta vez trazemos aqui as vias Galegas que consideramos ........ sei lá eu que nome dar, daquelas que não há grande perigo de nos matarmos ou partir-mos alguma coisa, ou as duas coisas, ou seja aquelas que fazemos.


Via da esquerda - La primeira - 1º lance 6b, 2º lance 6a+, via boa para temperar os nervos, o patamar não têm reunião nem hipótese de montar uma durante os primeiros 6-8 metros nada de protecções, depois uns friends (alguns só p´a enganar) 3 parabolt´s num lance interminável, protecção longe (leia-se cerca de 4-6 metros dos pés) no passe duro com direito a queda feia se o nosso homem (ou mulher) não correr um pouco para trás. 2º lance começa com queda factor 2 durante bastante tempo, passe de bolder e extra-prumo agradável. Levar friends.

Via da direita - ???? - 1º lance ainda não terminado, 2º lance 6a+, 3º lance 6b+, via equipada com parabolt´s inox com chapas zincadas (é só ferrugem) o 2º lance queda factor 2 em passe delicado o resto placa delicada com pontos agradáveis (de 5 em 5 metros, mas sempre com patamares por perto, bom para os calcanhares), 3º lance levar friend camalot n.º 2 no passe duro atenção à segurança perigo de queda em patamar.

No meio das duas existe outra via mas atenção ficas por tua conta (ah só por curiosidade 7b obrigatório).

Não somos os únicos

Ora aqui está um cão com espirito Stpespeida

Croquis

Aqui estão eles são de borla, gratuitos e de certeza que te vão trazer muitos problemas na vida, pelo menos se seguires o nosso conselho de te atirares como um maluco a estas vias.

Estas são as vias que abrimos eu (Animado) e Spagurja com ajudas várias, para se aceder às vias só de rappel pois estas encontram-se num muro de 60 metros (extra-prumado) mas com mais 120 metros (aproximadamente) para baixo, que apesar de serem verticais abunda a vegetação, e com tanta zona boa para equipar antes duas vias de 60 metros de alta qualidade que uma de 120 metros de média qualidade (pronto a verdade é que a malta não têm pedal para limpar e escovar 100 metros de terra e musgo, quando esgotar-mos o muro de cima pensamos nisso).

Via n.º 1 - Salteadores da cabra perdida 6a+ - O acesso têm que ser feito em rappel pela própria via, atenção que a via é extra-prumada, via com trinta metros um só lance mas 6 estrelas em 5 pelo ambiente e pelas passagens da via.

Via n.º 2 - Marretas Marginais 1º lance 6c+, 2º lance 6a - O acesso deve ser feito em rappel por uma via dos galegos (ver foto) de IV grau que passa pelo diedro da esquerda. 1º lance com 40 metros ambiente garantido (é só ar debaixo da peida) diedro, passo delicado, extra-prumo, travessia, placa de tudo um pouco a não perder. 2º lance saída em extra-prumo de presa pequena, diedro, travessia e a saída mais estranha (ver foto) que possa imaginar.

A verde - Projecto que não ficará atrás das outras (fica ao lado)

Vias totalmente equipadas (15 cintas) e já agora só se sai por cima, com tudo o que isso quer dizer.
Terminamos com dois pedidos, primeiro se decidires por as mãos (leia-se sujar as mãos) nestas viazecas dá-nos um feed-back (tipo emaill ou télélé) ponto número dois, apesar de legalmente não ser proibido escalar nas Fisgas, não estejas á espera de ser recebido de braços abertos pelos vigilantes (é que nós tivemos lá antes), se fosses caçador ou domingueiro veraneante ainda te safavas. Ao contrario os pastores vão te receber bem (seja lá isso o que for).



reunião da via dos galegos (que bom aspecto, espera até veres a via a que pertence) mas leva-nos onde queremos e isso é que vale

a saída final de Marretas Marginais

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

SHIATSU

Eu ontem estava mais do que mentalizado para tratar dos croquis aqui para a malta, tanto que na terça feira á noite até fiz uma sessão de Shiatsu para me mentalizar para o trabalho, mas a meio da sessão toca o télélé:


Spagurja - Tá Toni!!!!!! Tá tudo

Animado - Então marreta tudo em cima

Spagurja - Amanhã á tarde tenho aulas de compensação!!!

Animado - Yahhh!!!! que emoção..........!!!!!!

Spagurja - São as únicas que agora se podem faltar na universidade.

Animado - Buga então.. onde vamos então escalar?

Spagurja - Logo se vê!!! Á uma na rotunda

Animado - Qual rotunda????

Spagurja - A rotunda!!!

Animado -Á OK!!

E lá fomos á horinha certa em direcção ao Franco, como aquilo é zona nova conseguimos esgotar as vias antes da hora de voltar, foi então que ao mais puro estilo "Hai que grito" transmontano nos atiramos como loucos a tudo o que parecia dar para abrir de baixo, e com mais ou menos medo lá abrimos umas vias novas, com os nossos magníficos camalot´s.

Malaficios malelares 6a


Minis um legado de um Povo - 6a+
Combinei ir escalar amanhã, julgo eu, com uns selectos Hugaros que aqui pararam pela Vila. Pois aos meus argumentos de falarmos Português, Espanhol, Francês ou Italiano ele contrapôs com Húngaro, Turco, alemão e outra qualquer que não pesquei. Mas no final julgo eu que ficamos de ir amanhã trepar, de qualquer forma não é novidade para mim pois já escalei na Agulha do Midi com um Tibetano que só falava Mandarim e Tibetano, e recuando mais até ao meu tempo de Liceu a minha relação com as miúdas era mais ou menos assim eu do meu lado sabia que namorava com elas no entanto elas do lado delas não sabiam, era mais ou menos um a falar Hungaro outro Mandarim.

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

AVISO

A pedido de muitas famílias vamos retirar o aviso de abertura do Blog, mas como os Stpesapeida não são companhia aconselhável, e os seus conselhos estão longe, muito longe, de serem levados a serio, aqui fica como aviso a foto do Instituto Correccional de Vila Real (Vulgo prisa, choldra, xelindró etc...).

Quem te avisa teu amigo é.

Stpesapeida uns Ranhosos

É verdade nós ainda não vamos avançar com os Croquis (a verdade é que ainda não houve pachorra para os fazer) mas vamos meter nojo com mais umas fotos não só das Fisgas de Ermelo mas também dos Passos, mais informo que um dos Stpesapeida baldou-se pois só picou o ponto nas Fisgas na sexta, depois partiu em fim-de-semana amoroso. No Domingo á tarde quando falei com ele eram só cupidos e setas, até táva com outra voz, mais tarde explicou que era da acústica do W.C. pois estava ao telemóvel na respectiva.













A malta é mesmo ranhosa, mas breve vamos ser mais meiguinhos e com grandes novidades.

domingo, 7 de outubro de 2007

Cabras,cabrinhas e cabrões

Transbordo de felicidade por saber que somos conhecidos de todos os pastores das Fisgas de Ermelo e arredores!
Os treinos da " Equipa de resgate caprino de alta montanha",têm fama internacional e quem sabe mesmo por este nosso portugal !
Qual não foi o meu espanto, quando recebi em casa um carta vinda da França mais concretamente da ensa, a solicitar a nossa presença na mesma, a fim de partilhar com eles a nossa vastissima experiência neste tipo de resgates.
Não é de mais lembrar os emocionantes resgates efectuados pelo "spagurja", de um cão pastor em plena serra dos passos, e de um gato na sua terra natal( Sigarrosa), ensombrando assim a comunidade montanheira do vale do corgo e arredores.
Aproveito para agradecer à minha prima Rosita, que gentilmente se voluntariou para fazer de cabra nos simulacros, e à associação de guias da Sigarrosa( não fosse eu o Presidente), pela cedência do torno e da maca de resgate.
Não o fazemos por dinheiro, nem pela fama, mas sim pela sensação de um dever cumprido e nunca se esqueçam, não tentem resgatar uma cabra, tendo vocês um limite de alcolémia inferior a 1.2 g/l, pois o cheiro pode ser um pouco incomodativo.
Saudações verticais, e deixem trabalhar quem gosta

terça-feira, 2 de outubro de 2007

Fim-de-semana?????

Não sei se por onde penduras o pote ( expressão transmontana para identificar o local onde a malta vive, apesar que ultimamente também pode ter uma conotação sexual, nesse caso identifica a pessoa) mas por aqui choveu como se nunca mais fosse chover na vida, acarretando as respectivas neuroses.

Por isso a malta aqui teve um fim-de-semana de subir pelas paredes de casa, com a agravante que ontem, na segunda, dia de sol.




Mas não fui o único.