segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Croquis

Aqui estão eles são de borla, gratuitos e de certeza que te vão trazer muitos problemas na vida, pelo menos se seguires o nosso conselho de te atirares como um maluco a estas vias.

Estas são as vias que abrimos eu (Animado) e Spagurja com ajudas várias, para se aceder às vias só de rappel pois estas encontram-se num muro de 60 metros (extra-prumado) mas com mais 120 metros (aproximadamente) para baixo, que apesar de serem verticais abunda a vegetação, e com tanta zona boa para equipar antes duas vias de 60 metros de alta qualidade que uma de 120 metros de média qualidade (pronto a verdade é que a malta não têm pedal para limpar e escovar 100 metros de terra e musgo, quando esgotar-mos o muro de cima pensamos nisso).

Via n.º 1 - Salteadores da cabra perdida 6a+ - O acesso têm que ser feito em rappel pela própria via, atenção que a via é extra-prumada, via com trinta metros um só lance mas 6 estrelas em 5 pelo ambiente e pelas passagens da via.

Via n.º 2 - Marretas Marginais 1º lance 6c+, 2º lance 6a - O acesso deve ser feito em rappel por uma via dos galegos (ver foto) de IV grau que passa pelo diedro da esquerda. 1º lance com 40 metros ambiente garantido (é só ar debaixo da peida) diedro, passo delicado, extra-prumo, travessia, placa de tudo um pouco a não perder. 2º lance saída em extra-prumo de presa pequena, diedro, travessia e a saída mais estranha (ver foto) que possa imaginar.

A verde - Projecto que não ficará atrás das outras (fica ao lado)

Vias totalmente equipadas (15 cintas) e já agora só se sai por cima, com tudo o que isso quer dizer.
Terminamos com dois pedidos, primeiro se decidires por as mãos (leia-se sujar as mãos) nestas viazecas dá-nos um feed-back (tipo emaill ou télélé) ponto número dois, apesar de legalmente não ser proibido escalar nas Fisgas, não estejas á espera de ser recebido de braços abertos pelos vigilantes (é que nós tivemos lá antes), se fosses caçador ou domingueiro veraneante ainda te safavas. Ao contrario os pastores vão te receber bem (seja lá isso o que for).



reunião da via dos galegos (que bom aspecto, espera até veres a via a que pertence) mas leva-nos onde queremos e isso é que vale

a saída final de Marretas Marginais

4 comentários:

sesa disse...

Os meus primeiros 3 metros nas fisgas.

Boas, fui no sábado ao fim do dia. Numa de dar uma olhada mas com o material às costas.

Vi que as via dos galegos estavam escovadas, e mais uma escovada ao lado, mas não vi equipamento...

Andando mais para cima descobri mais duas.

Já com o sol a esconder-se montei rappel (na via de cima de todo), deixei as cordas (duplas) passadas no reverso para me darem segurança de cima e comecei a rapelar, com muito medo, mas mesmo muito medo, consegui passar uma primeira express a uma chapa por baixo de um tetito. via a segunda uns metros para a esquerda, para chegar lá, só escalando uma travessia manhosa. O abismo por baixo da peida, começou a cozer-me o miolo. Comecei a ter umas sensações muito estranhas, a chamar pela minha mãe, queria pedir um helicoptere, sair dali, uuuu pânico, quase o choro. Depois deixei-me de merdainhas, agarrei-me as cordas e saí dali o mais depressa que pude. Um fio frio de suor escorria-me da testa, o céu de vermelho sangue começava a ficar negro carvão. Agarrei a trouxinha, meti o rabo entre as pernas e a ganir puz-me a caminho, encolhidinho apontei o dedo ao abismo e prometi vingança um dia....

Animado e Spagurja disse...

Viva afinal mais alguem escala nas fisgas, nós no sabado de manhã estivemos a escalar nas fisgas foi por pouco, da próxima diz qualquer coisa, julgo pelo que dizes que andas-te pela Marretas Marginais, se era toda extra-prumado é garantido.
O mundo arejado debaixo da peida é lindo (que mal que parece assim escrito)

Isabel disse...

Como vou ter de passar uns dias aí por Vila Real (por questões de trabalho...), pergunto-me se será prudente experimentar essas vias?! É que já ouvi pessoalmente o relato dos ensarilhados e fiquei com sérias dúvidas em relação ao arejamento do rappel, e claro está, da escalada!
Ah! Parabens pela abertura das vias e divulgação dos croquis, já fiquei com vontade de prolongar a minha estadia por terras transmontanas.
Boas escaladas!
Isabel

Anónimo disse...

É com grande contentamento que observo que as nossas vias são conhecidas dos mais ilustres escaladores(as) de Portugal!
Quanto às nossas vias, posso-te dizer que tão muito bem equipadas( para cagões, que é o nosso caso), por isso acho Isabel,que devias experimentá-las, pois ainda que fáceis são muito bonitas!Beijo
ass: spagurja