sábado, 22 de setembro de 2007

CLANDESTINIDADE OU TALVEZ NÃO

Devido ás duvidas que alguns manifestaram aqui vai. Nas Fisgas ainda não é proibido escalar , oficialmente, apesar de não ser das práticas mais acarinhadas pelo Parque, desde 1992 que eu participo através do Grupo de Montanhismo de Vila Real nas negociações com o Parque para a prática de actividades ditas de aventura, sempre adiada por mil e uma razões (não saiamos de aqui). Mas nunca houve nenhum tipo de problemas, também, uma zona onde é permitido caçar e no verão o rio mais parece Monte Gordo em pleno Agosto não havia moral que aguenta-se. No entanto a malta respeita sempre a época de nidificação, assim como a exemplo dos Penedos de Góis existe um casal de Falcões peregrinos residentes, o seu ninho está por nós identificado, ao contrário dos guardas do Parque e é bastante afastado da zona de escalada. E também temos por habito não equipar ao fim-de-semana, pelo barulho (orgulhosos proprietários de uma Ryobi ER-170) e pelos calhaus voadores, pelo menos enquanto durar a época balnear (seja lá isso o que for).
Já agora as Fisgas de Ermelo ficam a 15 minutos de Vila Real, paredes até 200 metros (sim, sim é verdade) onde nós andamos a equipar têm cerca de 160 metros, mas as nossas vias só estão nos últimos 60 metros, extra-prumados e com grande ambientasso, a porte de baixo está bastante suja apesar de vertical, brevemente vias maiores e claro croquis.

Já agora escalar por aqui é denominada a escalada dos 4 I,s: Ilegal, Imoral, Irresponsável e altamente Idiota. Mas isto é só da boca para fora devido à frustação de tanta reunião e tão pouco respeito por quem mexe pouco dinheiro e influencias.

2 comentários:

Miguel Grillo disse...

Nem mais!! Para lá do Marão mandam os que lá estão!

Anónimo disse...

Um local proibido???
Ilegal???
Clandestino???

Vamos a isso!!!

Paulo Roxo